Profilaxia dental: limpeza completa para o seu sorriso

A profilaxia dental (limpeza profunda e completa feita pelo dentista) ajuda a manter uma boa higiene bucal e gera vários benefícios ao seu sorriso e saúde como um todo. Esse procedimento limpa cada dente e retira o acúmulo de placa para não dar espaço a nenhuma bactéria inimiga.

Escovar os dentes todos os dias e usar fio dental ajudam a manter um sorriso mais limpo e longe das doenças bucais. Mas para que todo esse cuidado traga mais vantagens, é preciso unir a higienização praticada em casa com aquela realizada em clínicas odontológicas.

Quando feita regularmente, a limpeza dental previne o surgimento de doenças, auxilia na manutenção de uma boca saudável e mantém as funções dentárias normais.

O que é profilaxia dental?

Profilaxia dental é a limpeza profunda e completa realizada por um dentista. Ela é diferente da limpeza diária porque é feita com materiais e produtos específicos, encontrados apenas nas clínicas odontológicas.

Neste procedimento, o profissional remove as placas bacterianas e o tártaro presente nos dentes. O objetivo é manter a boca saudável e evitar riscos de doenças periodontais e bucais, como gengivites e cáries. Essa limpeza dental pode ser realizada em pessoas de todas as idades.

Profilaxia dental: limpeza completa para o seu sorriso

O que é uma placa bacteriana?

A placa bacteriana se forma devido à ação de bactérias, que estão presentes em nossa boca, sobre os restos de alimentos que ficam entre os dentes e em sua base, próximo à gengiva, principalmente quando não existe uma higienização adequada. Com o tempo, esse processo, somado à ação da saliva, faz com que essa placa se transforme em tártaro.

Por que fazer a profilaxia dental?

O dentista possui habilidade, experiência e os equipamentos essenciais para realizar uma limpeza profunda e completa. Muitas pessoas não sabem, porém por mais que você seja uma pessoa comprometida com a higiene bucal diária, ela não é suficiente para eliminar todos os problemas odontológicos.

Os resultados com a profilaxia são bem diferentes, já que somente um profissional consegue higienizar individualmente cada dente e os seus arredores, além da parte mais interna e profunda da gengiva, o que a torna mais completa, detalhada e refinada, removendo completamente as placas bacterianas, os tártaros e as cáries, deixando os dentes mais claros e saudáveis, e o seu sorriso ainda mais bonito.

Como a profilaxia é feita?

Para remover os resíduos dos dentes com a profilaxia, o dentista passa pelas seguintes etapas:

Tartarectomia: O dentista usa um aparelho chamado ultrassom e curetas para fazer a raspagem e remoção do tártaro.

Jateamento: Essa parte do processo envolve a lavagem com um jato de água pressurizada e bicarbonato de sódio, que tem como objetivo remover as manchas e placas bacterianas, além de prevenir inflamações nas gengivas. Somado a isso, é feito também o polimento e a proteção do dente.

Escovação completa: O dentista realiza a higienização com uma escova elétrica e uma pasta dental ainda mais elaborada, que é encontrada apenas em clínicas odontológicas. Além disso, também explica como você deve escovar seus dentes em casa, eliminando hábitos prejudiciais na hora da higienização.

Flúor: A aplicação de flúor é o último procedimento e tem como função manter o frescor da boca e devolver minerais, além de fortificar e preservar os dentes.

Benefícios da profilaxia dental

Mantém os dentes livres de manchas

Quase sempre comemos alimentos que podem manchar e escurecer os dentes. Entre eles estão o café, vinho, refrigerante e vários outros que fazem parte da rotina de todos.

Quando não investimos em uma limpeza dental eficiente, as manchas podem penetrar em camadas mais profundas dos dentes, sendo mais difícil de retirar. Ou seja, quem investe na profilaxia dental pode remover esses detalhes com mais facilidade, garantindo dentes brancos por mais tempo.

Protege contra tártaros e placas bacterianas

A profilaxia ajuda muito nesse sentido também, evitando o aparecimento de cáries e de problemas mais sérios.

Identificação precoce de cáries

Você sabia que as cáries podem ser tratadas com mais facilidade se forem identificadas logo no começo? A profilaxia dental também pode ajudar nesse aspecto, pois assim as cáries recebem o tratamento mais indicado o quanto antes.

Evita doenças gengivais

As gengivites e periodontites são cada vez mais comuns, mas assim como as cáries, podem ser identificadas e tratadas precocemente, a fim de evitar problemas maiores. Esse ponto faz com que o tratamento aconteça com ainda mais facilidade.

Combate o mau hálito

O mau hálito é formado por bactérias que estão na nossa boca, mas em uma quantidade controlada. Quando realizamos a profilaxia fica ainda mais fácil conter essa presença.

Quem usa aparelho ortodôntico pode fazer a profilaxia dental?

O aparelho ortodôntico traz algumas modificações nos hábitos e cuidados dos pacientes. No entanto, a higiene bucal precisa ainda mais de atenção. Por isso, a profilaxia é possível e extremamente importante nesses casos.

O aparelho dificulta a higiene, o que faz a retenção de placa aumentar. Em razão disso, a realização desse procedimento em pessoas que usam aparelho é ainda mais indicada.

A profilaxia é feita da mesma maneira. Além das etapas comuns, é usado também o passa fio para corrigir e acertar a utilização do fio dental. Assim sendo, converse com o seu dentista sobre a possibilidade de realizar esse procedimento e continuar com a sua saúde bucal em dia.

Com que frequência a profilaxia deve ser feita?

O mais comum é que se realize a profilaxia a cada seis meses, mas a frequência varia dependendo de cada caso. Se houver um maior acúmulo de tártaro ou de placa bacteriana, o dentista pode aconselhar que a limpeza dentária seja feita a cada três meses ou menos.

Por outro lado, em casos onde não haja tanta necessidade de intervenções, a profilaxia pode ser feita uma vez por ano. Ainda assim, é bom não decidir isso por conta própria e sempre perguntar ao dentista.

Cuidados a serem tomados após a profilaxia dental

Depois da profilaxia, é aconselhável aguardar de uma a duas horas para beber água ou se alimentar novamente, pois assim o flúor continua agindo por mais tempo na tarefa de fortalecer os dentes.

O procedimento realizado pelo dentista é indicado tanto para pessoas com dentes naturais quanto para pessoas que utilizam próteses dentárias ou implantes.

A frequência e os métodos a serem utilizados devem ser definidos pelo dentista, mas independentemente desse intervalo, procure um profissional caso perceba algo diferente. Assim, é possível manter os dentes bonitos e saudáveis por mais tempo.

Além disso, é importante ter em mente que a profilaxia não substitui os cuidados com a higiene bucal feitos em casa diariamente. Então, continue investindo em uma boa escovação após cada refeição com uso de pasta de dente, enxaguantes bucais e, para fechar, fio dental.

limpeza-860x532

Profilaxia dental na SIM

Um sorriso bonito é um excelente convite, seja na vida profissional ou pessoal, principalmente por deixar a pessoa mais confiante. Não tem como fugir: a aparência dos dentes é muito importante para abrir portas, no entanto, o mais essencial é mantê-los sempre saudáveis.

Na SIM – Dentista do Povo, a profilaxia é feita com os melhores equipamentos e com dentistas altamente qualificados, proporcionando um resultado incrível e muito satisfatório.

Toda a equipe da SIM está preparada para cuidar da sua saúde bucal, além de deixar seu sorriso ainda mais bonito e saudável. Tudo isso com o conforto e a segurança que você merece.

Tratamentos acessíveis e confiáveis você só encontra na SIM – Dentista do Povo!

Unidade São José dos Campos / SP

Rua Quinze de Novembro, 135, Centro