Placa bacteriana: inimiga do seu sorriso

Duas palavrinhas nomeiam esse mal que pode causar muitos problemas ao seu sorriso: placa bacteriana. Ela é uma das grandes inimigas dos dentes e é responsável pelo mau hálito, gengivite, cárie e muitos outros problemas.

A placa bacteriana é uma película pegajosa e sem cor que se desenvolve sobre os dentes, formada por bactérias e restos de alimentos. Essa película surge quando não há higiene bucal adequada, permitindo que as bactérias se alimentem dos resíduos de tudo o que você comeu e fiquem presas em torno dos dentes. Se não for tratada, ela pode endurecer e formar o tártaro.

Veja também:
Em busca da mordida perfeita

A má notícia é que todos nós temos placa bacteriana, porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. Elas aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e na saliva para se desenvolverem.

Se não for retirada, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (a gengiva fica vermelha, incha e sangra), periodontite e perda dos dentes.

Porém, a boa notícia é que não é difícil se livrar dela. É só você:

• Escovar bem os dentes, no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as refeições, removendo-a.
• Usar fio dental para retirar a placa bacteriana que se instala entre os dentes e sob a gengiva, onde a escova não pode alcançar.
• Visitar seu dentista regularmente para fazer limpeza e exame completo dos dentes. Para isso, você pode contar com a SIM para manter seu sorriso sempre lindo e saudável. 😉