Clareamento dental: conquiste o seu melhor sorriso

Clareamento dental: conquiste o seu melhor sorriso

O clareamento dental é responsável por recuperar o brilho do seu sorriso e deixá-lo perfeito. Com esse procedimento, você conquista o tão desejado sorriso branquinho.

Se o seu sonho é ter dentes brancos e saudáveis, saiba que essa realidade não é distante com o clareamento dental. Mais do que conseguir um sorriso perfeito, o tratamento oferece mais saúde para os seus dentes e confiança para você sorrir.

Um sorriso perfeito faz a diferença na vida de qualquer pessoa: aumenta a autoestima, a convivência social, além de ser um incentivo para o cuidado ainda maior com a saúde bucal. Por isso, o clareamento dental é um dos procedimentos odontológicos estéticos mais procurados atualmente.

O que é o clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento rápido e bastante eficaz utilizado pelos dentistas para remover manchas e alterar a cor dos dentes, deixando-os em um tom de cinco a sete vezes mais claro.

Clareamento dental: conquiste o seu melhor sorriso

Ter dentes brancos e um sorriso bonito é a vontade de muitas pessoas, o que nem sempre é possível naturalmente. Isso porque existem fatores que modificam a cor dos dentes com o passar do tempo, causando muito desconforto e afetando a autoestima das pessoas.

Para resolver isso, o clareamento dental é indicado. Esse procedimento remove a maioria das manchas, clareia os dentes e mantém a limpeza e o visual saudável do sorriso por mais tempo, além de não enfraquecer nem alterar a estrutura da arcada dentária.

Quando feito por um profissional habilitado, o clareamento dental dá vida nova ao seu sorriso, pois deixa os dentes com uma aparência muito mais bonita e saudável.

Como funciona o clareamento dental?

O dentista começa o procedimento com uma pequena limpeza na superfície dos dentes. É utilizado um utensílio chamado de cureta para limpar o tártaro e retirar a placa bacteriana, aumentando a eficácia do tratamento.

Depois, começa o processo para a realização do clareamento dental. Ele é feito a partir da aplicação do gel clareador, composto de peróxido de carbamina ou peróxido de hidrogênio (a popular água oxigenada), que é aplicado nas superfícies dos dentes com uma seringa.

O gel clareador é ativado por um processo químico, de modo a liberar oxigênio. Com isso, o oxigênio livre quebra as partículas de pigmento que deixam o dente amarelado.

Então, penetra nas fissuras do esmalte e dentina, e reage com as substâncias orgânicas. Essa reação permite que as moléculas das manchas sejam decompostas em pedaços menores, que se soltam e são expulsos do dente. É um processo lento que requer mais de uma sessão, contudo, os resultados são visíveis já nas primeiras consultas. Cada sessão tem uma duração média de 30 minutos.

Em alguns casos, o processo é acelerado por meio de uma fonte potente de luz que tem o intuito de estimular a reação do peróxido com as manchas. Assim, é produzido mais oxigênio, que é o agente que realiza a limpeza.

Quais os benefícios do clareamento dental?

Entre os principais benefícios do clareamento dental podemos destacar:

– Melhora da autoestima

Muita gente tem vergonha dos dentes amarelados, escuros ou acinzentados. É um processo natural, porém, mesmo assim, não é bem-visto por algumas pessoas.

Isso pode interferir nas relações sociais, tendo em vista que a baixa autoestima é uma barreira para se relacionar com os outros. Essas pessoas se sentem desanimadas para sair, conversar e fazer novas amizades. O clareamento dentário devolve essa autoestima e dá segurança para que elas possam sorrir novamente.

– Mais confiança

Dentes brancos e saudáveis são o desejo de muitas pessoas e os procedimentos odontológicos são capazes de proporcionar isso. O clareamento realizado no consultório proporciona mais confiança ao paciente. Ele passa a sorrir sem medo e com muito mais segurança.

– Hábitos mais saudáveis

O clareamento dental não só devolve a autoestima de quem tem dentes amarelados. Trata-se de um procedimento que oferece mais saúde e estimula a pessoa a buscar hábitos mais saudáveis, uma vez que ela apresenta uma nova aparência e quer mantê-la. E isso é algo que pode ser obtido com uma alimentação livre de substâncias que escurecem o esmalte dos dentes.

– Identificação de outros problemas

A aparência não é o único benefício da técnica. O procedimento é indicado pelo dentista após a avaliação de diferentes condições. Muitas vezes, os casos estão associados a traumas ou tratamentos endodônticos (conhecidos popularmente como tratamento de canal). Eles podem causar a variação de cor nos dentes, como colorações amarela ou cinza.

Isso mostra que tais dentes sofreram trauma ou passaram por procedimento. Além disso, ao realizar o clareamento, o dentista pode identificar outros problemas como erosão do esmalte do dente.

Clareamento dental: conquiste o seu melhor sorriso

Qualquer pessoa pode fazer o clareamento dental?

Qualquer pessoa que tenha mais de 15 anos pode realizar o tratamento de clareamento dental, contudo, ele não é recomendado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pessoas que tem cáries, restaurações extensas, gengivite, pacientes com sensibilidade dentária, fumantes inveterados (que fumam há muitos anos) e pacientes com condições pré-cancerígenas.

Além disso, o clareamento dental não é recomendado para pessoas que passaram recentemente por cirurgia periodontal, para corrigir defeitos nos tecidos moles (gengiva e mucosa) e no tecido duro (osso), ou que tenham outros problemas que podem provocar hipersensibilidade durante o clareamento.

Cuidados necessários após o clareamento dental

– Saúde bucal
É fundamental escovar os dentes sempre após as refeições e passar fio dental, além de seguir a indicação do dentista em relação a todos os cuidados com a higienização bucal e os produtos que podem ser usados após o tratamento. Outro ponto imprescindível é ter o acompanhamento profissional regularmente.

– Mudança de hábitos

Hábitos que prejudicam a qualidade dos dentes devem ser deixados de lado, tais como tabaco, consumo de bebidas alcoólicas e uso de batons com cores fortes, principalmente depois de realizar o clareamento dental.

Quais alimentos evitar depois do procedimento?

É importante evitar alimentos que tenham alta taxa de acidez, já que pode haver aumento de sensibilidade após o clareamento, como frutas cítricas e temperos mais fortes.

Alimentos coloridos ou bebidas com corantes também devem ser evitados, como beterraba, chocolate, café, refrigerante, sucos com adição de corantes e vinho tinto. Os cuidados com esses produtos que causam manchas são importantes para evitar as marcas indesejáveis nos dentes.

Quantas vezes eu preciso fazer o clareamento dental?

Com o passar dos anos, o dente fica mais escuro porque a dentina começa a se formar dentro do dente e essa camada mais espessa mostra um dente com aparência mais amarelada e, por este motivo, algumas pessoas repetem o clareamento depois de alguns anos.

Entretanto, o clareamento dental pode durar entre dois e cinco anos, mas isso vai depender do comprometimento do paciente e de alguns fatores, como hábitos alimentares, qualidade da higiene bucal, uso de medicamentos, etc.
Como já falado, quem passa pelo procedimento de clareamento dental, precisa evitar o consumo excessivo de alimentos e bebidas com cores fortes, pois a cor original do dente não volta ao estado prévio do clareamento e pode surgir novas manchas com o passar dos anos, alterando a cor obtida com o procedimento.

Além de fazer uma boa higiene bucal e visitar o dentista a cada seis meses, é importante consumir alimentos que ajudam a reduzir as bactérias na boca e manter os dentes mais brancos, como maçãs, cenoura, couve-flor e pepino.

Clareamento Dental na SIM-Dentista do Povo

A SIM-Dentista do Povo conta com uma equipe de dentistas qualificados para recuperar a beleza dos seus dentes e deixar seu sorriso muito mais saudável e branquinho por meio do clareamento dental.

Tudo isso com o conforto e segurança que você merece, utilizando os melhores materiais e equipamentos, proporcionando um resultado incrível e muito satisfatório.

Tratamentos acessíveis e confiáveis você só encontra na SIM – Dentista do Povo!

Unidade Guarulhos/ SP
Estrada do Sacramento, 1106, Cidade Tupinambá
Telefone: (11) 2611-7561
WhatsApp: (11) 98217-5400

Unidade Mogi das Cruzes/ SP
Rua Princesa Isabel de Bragança, 235, Sala 107 – Centro
Telefone: (11) 2378-9042
WhatsApp: (11) 99523-3650