Aparelho ortodôntico

Aparelho ortodôntico

aparelho ortodôntico é um dos tratamentos mais procurados hoje em dia e proporciona o que todos querem: dentes saudáveis, bonitos e alinhados. Além disso, garante mais conforto e segurança para você sorrir.
Porém, não devemos esquecer que o aparelho ortodôntico não está relacionado apenas à conquista do sorriso perfeito. Ele também melhora a saúde bucal, já que os dentes tortos dificultam a limpeza da boca e podem causar cárie, doença periodontal e, possivelmente, perda dentária.
O tratamento ortodôntico é usado para corrigir uma “mordida torta”, condição conhecida como má oclusão e que envolve dentes que são amontoados e tortos. Essa correção pode criar um sorriso bonito, porém o mais importante é que o aparelho odontológico proporciona uma boca muito mais saudável.
O propósito da Ortodontia é utilizar esse procedimento corretivo destinado a ajustar o alinhamento dos dentes, do maxilar e da mandíbula. O ortodontista é o dentista especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais.

O que é Aparelho Ortodôntico Fixo?

O aparelho ortodôntico fixo é o mais famoso dos aparelhos, pois proporciona ótimos resultados para quem busca corrigir dentes tortos ou problemas de mordida errada.
Geralmente é usado quando é preciso alinhar os dentes, seja por motivos estéticos ou funcionais, exigindo atenção a médio e longo prazo, além de cuidados indispensáveis. O tratamento busca sempre uma maior harmonia no sorriso e na oclusão.

Como funciona o Aparelho Fixo?

O aparelho fixo é chamado de fixo justamente porque funciona por meio de peças coladas nos dentes, chamadas de bráquetes, geralmente produzidas a partir de ligas de aço inoxidável e que são fixadas aos dentes com resina, material que não danifica o esmalte, nem tampouco altera a coloração dos dentes.
Os bráquetes colados em cada dente recebem um arco de metal maleável, parecido com um arame de metal, que pode ter mais ou menos força, dependendo do tipo e do calibre.
O arco tem formato e diâmetro variáveis, é trocado pelo dentista com a evolução do tratamento, regulando a força e a tensão ortodôntica aplicada sobre os dentes.
São essas duas características que fazem com que os dentes se movam lentamente, saindo da posição original em direção à posição correta ou ideal previamente estudada pelo dentista, deixando-os alinhados e corrigindo tanto a estética do sorriso quanto problemas funcionais.
Para fixar o arco nos bráquetes são usadas as ligaduras, mais conhecidas como “borrachinhas”. Nos últimos dentes da arcada dentária são colocados anéis de metal, as “bandas”, que prendem os arcos e sustentam a estrutura. Alguns acessórios como molas e elásticos auxiliam no tratamento para ajustes.
Ao longo do processo, o ortodontista vai ajustando toda a estrutura para que os dentes façam as movimentações necessárias. As manutenções do aparelho fixo são feitas mensalmente.

aparelho2-min
Quais são os tipos de Aparelhos Ortodônticos Fixos?

A Ortodontia possui diversas opções de aparelhos para corrigir a posição dos dentes. Os mais comuns são os colados na parte da frente, podendo ser convencionais ou autoligados.
Os convencionais são aqueles com bráquetes que utilizam as borrachinhas, na maioria das vezes coloridas, para prender o arco.
Já o autoligado não precisa das borrachinhas e utiliza bráquetes mais modernos, podendo ser metálicos ou transparentes, e arcos adequados para cada fase do tratamento. Esse tipo de aparelho fixo tem a manutenção mais espaçada e o tempo do tratamento costuma ser menor.

Como é o procedimento antes de colocar o Aparelho Fixo?

Antes do processo do tratamento ortodôntico, é muito importante que seja realizada uma radiografia panorâmica para examinar a situação e verificar a condição óssea e das raízes dos dentes, além de tirar o molde da boca.
Fazer uma avaliação das condições clínicas para analisar gengiva, restaurações, dentes, músculos e estruturas do sistema mastigatório também é válido. Além disso, o ortodontista também indica uma boa limpeza e, em alguns casos, uma aplicação de flúor antes de colocar o aparelho dentário fixo.
Fotos do rosto também são solicitadas em algumas situações. Essa documentação serve para avaliar precisamente o problema e definir os pontos que precisam de alinhamento e ajustes.
É importante lembrar que é necessário verificar se algum dente está cariado Isso porque a cárie pode causar sérios danos aos dentes e por isso deve ser tratada antes de colocar o aparelho, já que fazer a restauração ou obturação de uma cárie com o aparelho é algo mais complicado para o dentista.
Além das cáries, as doenças periodontais como a gengivite e a periodontite também são um empecilho para a colocação do aparelho fixo, já que é necessário, antes de tudo, garantir a firmeza e a integridade dos tecidos da boca.

Qualquer pessoa pode usar Aparelho Fixo?

O uso do aparelho fixo é recomendado para pessoas que já possuem tanto os dentes permanentes quanto a estrutura da arcada formada. Desde que não apresente problemas como cáries, gengivite, doença periodontal, entre outros e esteja com a saúde bucal em dia, não há qualquer contra indicação para esse tipo de tratamento.

Quais são os benefícios que o Aparelho Fixo proporciona?

Os benefícios dependem da necessidade de cada paciente. Porém, o uso do aparelho ortodôntico fixo pode corrigir problemas de mastigação, fala e dicção causados pelo desalinhamento dos dentes e garantir mais facilidade para higienização, um sorriso mais harmônico e bonito, e, consequentemente, a melhora da sua autoestima.

O Aparelho Ortodôntico Fixo dói ou machuca?

No começo do tratamento, um pouco de desconforto está previsto, quando é comum que você demore para se acostumar com os bráquetes. Os aparelhos atuais são os mais confortáveis que já existiram. Novos materiais odontológicos disponíveis aplicam uma força constante e suave para movimentar os dentes e geralmente requerem poucos ajustes.

Recomendações para um melhor tratamento com Aparelho Ortodôntico

A boa higiene bucal é especialmente importante quando os aparelhos são usados. Escovar regularmente, conforme orientado pelo dentista, passar o fio dental diariamente e agendar consultas odontológicas ajudam a manter os dentes saudáveis.
Quem usa aparelho deve manter uma dieta balanceada e limitar os lanches entre as refeições. O dentista pode recomendar que se evitem determinados tipos de alimentos que possam interferir no tratamento com o aparelho dentário ou acidentalmente entortar os fios.
Esses alimentos podem incluir nozes, pipoca, balas duras e alimentos pegajosos como gomas de mascar, caramelos ou outros doces.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tratamento com aparelho dentário fixo dura, em média, dois anos. No entanto, varia muito de acordo com cada caso, dependendo das condições que precisam ser corrigidas.

Depois de finalizado o tratamento, é preciso usar um Aparelho Móvel?

Após a remoção do aparelho, muitas vezes, é indicado o uso de uma placa de contenção durante o período após o fim do tratamento. Essa placa serve para conter novas movimentações e manter os dentes nas recentes posições, preservando o alinhamento adquirido. Para a arcada superior, a placa costuma ser móvel e na arcada inferior, fixa.

shutterstock_574026265
Aparelho ortodôntico na SIM

Na SIM você encontra aparelhos ortodônticos de qualidade e que se encaixam perfeitamente no que você precisa, proporcionando um resultado incrível e muito satisfatório.
Os dentistas da SIM são totalmente qualificados na área de Ortodontia e estão preparados para cuidar da sua saúde bucal, além de deixar seu sorriso ainda mais bonito e cheio de vida. Tudo isso com o conforto e a segurança que você merece.

Tratamentos acessíveis e confiáveis você só encontra na SIM – Dentista do Povo!

 

Unidade São José dos Campos/ SP
Rua Quinze de Novembro, 135, Centro
Telefone: (12) 3911-9202
WhatsApp: (12) 98131-6547

 

Unidade Guarulhos/ SP
Estrada do Sacramento, 1106, Cidade Tupinambá
Telefone: (11) 2611-7561
WhatsApp: (11) 98217-5400

 

Unidade Mogi das Cruzes/ SP
Rua Princesa Isabel de Bragança, 235, Sala 107 – Centro
Telefone: (11) 2378-9042
WhatsApp: (11) 99523-3650